Fala do Presidente

Olá prezado associado,

Como atual presidente da IEA Brasil, estou muito feliz em poder compartilhar com vocês as principais ações da IEA Brasil para este biênio que estamos à frente.

Existem alguns pontos que acredito serem importantes para dividir com vocês.

Em primeiro lugar, quero lembrar o que ocorreu em outubro do ano passado, ainda na gestão da presidente e amiga Odete Freitas, quando eu ocupava a vice-presidência. No Encontro de Associados 2019 debatemos, com bastante afinco, o tema Ensino Ético do Eneagrama e chegamos a um documento ao qual demos o nome Manifesto de Maceió, pois nosso encontro foi na cidade de Maceió.

O encontro foi bastante proveitoso, pudemos ouvir todos os associados e contamos com a presença de algumas pessoas que nos são muito importantes, que trazem conhecimentos e entendimentos muito claros a respeito do tema.

O Manifesto de Maceió, que está disponível aqui neste portal, foi construído em grupo, num consenso entre todos os associados presentes. Podemos destacar alguns itens que para nós, da IEA Brasil, passou a ser parte integrante das Diretrizes Éticas e Código de Ética. Tomem um tempo para lê-lo, consideramos muito importante.

Destaco o seguinte:

  • Identificação do Tipo - O caminho da identificação do Eneagrama deve ser por meio de autodescoberta e qualquer atalho para isto poderá impedir as descobertas do aprendiz. O teste pode ser visto como um despertar do conhecimento do Eneagrama.
  • A Associação Brasileira do Eneagrama não atua como um órgão fiscalizador, e sim referenciador em Eneagrama.
  • Reconhecimento profissional - A IEA reconhece o profissional associado que se encontre sob alguns critérios, mas um deles gostaria de ressaltar desde já: o profissional associado deve ter um trabalho pessoal contínuo de autodesenvolvimento. Nós só conseguimos conduzir um aluno ou paciente até onde já chegamos.

Ficou muito claro nesse encontro que, devemos buscar a qualidade do ensino ético do Eneagrama. Não é a quantidade de pessoas atingidas que deve nortear nossas ações, e sim a qualidade do nosso ensino.

A partir daí, iniciamos um trabalho intenso no processo de Reconhecimento Profissional. Acreditamos que a sabedoria do Eneagrama precisa ser levada a muitos, a quantos possamos alcançar, mas com a certeza estruturante de que faremos isso de uma forma profissional e ética, com muita qualidade.

Hoje temos neste site os nomes de todos os profissionais reconhecidos pela IEA Brasil. É importante que antes de fazer qualquer formação em Eneagrama, você verifique em nosso site se o profissional é reconhecido.

Nesse encontro também foi criado o Conselho Consultivo composto pelos ex-presidentes da IEA Brasil, para termos onde recorrer em tomadas de decisões mais delicadas, aprovar trabalhos para os congressos e manter a história. As diretorias mudam de 2 em 2 anos, mas o Conselho Consultivo permanece em nome do ensino Ético do Eneagrama no Brasil.

Não posso deixar de lembrar do Congresso Brasileiro de Eneagrama que ocorrerá nos dias 17 a 20 de junho de 2021. Será em Belo Horizonte/Minas Gerais.

O tema do Congresso será “Sustentando valores e abrindo horizontes”, em uma busca incansável da IEA Brasil para que o Eneagrama seja trabalhado com ética e responsabilidade por todos. É nosso desejo que todas as escolas e profissionais que trabalham com a sabedoria do Eneagrama possam estar juntos, conectados em torno dessa mesma sabedoria.

O congresso também será uma oportunidade para que as pessoas que ainda não apresentaram workshops ou palestras em congressos possam fazê-lo através dos Eneacases, que são pequenas apresentações de 20 minutos, onde os associados podem apresentar seus trabalhos de pesquisa ou trabalhos profissionais e assim, buscar a sua acreditação profissional.

Estamos preparando também para outubro, a Jornada IEA Brasil, onde o tema será “Fortalecendo Conexões”. Serão encontros on-line com diversos profissionais reconhecidos no mundo do Eneagrama. Imperdível!

Gostaria de deixar um convite, renove anualmente sua associação. Sem vocês não conseguimos alçar voos que nutrem todos os associados. Vamos continuar lutando para que nossos associados se sintam acolhidos e representados pela IEA Brasil.

Um grande abraço e até breve.